A educação está sendo transformada: de um direito humano essencial para mais um serviço vendido no mercado. Quem oferece a melhor formação? Nos comerciais, são aqueles que têm mais recursos tecnológicos e que, primeiro, preparam as crianças para os vestibulinhos para, posteriormente, terem o melhor Ensino Médio e, por conseqüência, serem aprovados no vestibular que levará à melhor faculdade, ou seja, aquela que vai preparar os jovens para o... mercado de trabalho!
Tanta gente preparada para lucrar e deu no que deu: quando se fala em financiamento para a educação os especialistas pensam logo em mais recursos. Bom. No entanto, “esquecem” que o maior problema está na distribuição desigual destes.
Se a educação não é um direito e é um serviço, deve servir a quem? Não, não. Não é “a quem?” é “a que?”. Ela acaba servindo aos interesses econômicos, além de ser uma “arma” pela sobrevivência na selva da competitividade.
Pergunta: em qual escola, cursinho ou universidade a educação privilegiará o desenvolvimento humano?
Analista: em qual não posso prever. Contudo, se no futuro sentirem tal necessidade, a mensalidade poderá ser muito cara, considerando-se a curva que tracei para o IPCA e ...
domingo, fevereiro 03, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Descobriu!
Postar um comentário